Como guardar lençóis: 7 dicas de organização da roupa de cama

Especialistas em organização dão conselhos para conservar as roupas de cama sempre arrumadas

Por Por Cris Komesu - Publicado em 29 jan 2015, 18h25 | Reprodução - Casa Cláudia



Bem guardados, os lençóis permanecem mais conservados e limpos. Além disso, a praticidade no uso aumenta muito. As personal organizers Ingrid Lisboa e Regiane Deppe deram sete sugestões para manter as roupas de cama em ordem. Confira:


1 – Desapegue!

Ter novos jogos de lençol é sempre estimulante – como a moda, eles acompanham tendência de cores e estampas. Mas a sugestão aqui é: sempre que comprar um novo jogo, doe um jogo antigo. O ideal é ter quatro bons jogos para revezar no dia a dia. “Enquanto um conjunto está sendo usado, outro está na lavanderia e, na gaveta, há ainda outros dois prontos para a troca”, explica a consultora em organização, Regiane Deppe. Ter muitas peças ocupa um espaço excessivo dentro do armário e dificilmente todos os jogos são de fato utilizados.


2 – Sempre juntos

O principal fator para manter os lençóis organizados é guardar as peças dos jogos completos sempre juntas. Regiane recomenda empilhar o lençol de baixo e as fronhas, cobrindo-os com o lençol de cima, de modo a formar um volume único. Outras opções são as capas próprias para lençóis. Pode-se ainda utilizar uma das fronhas como capa, envolvendo os demais itens do jogo. Neste último caso, contudo, é preciso ter cuidado: “A fronha é a peça mais sensível, pois fica em contato com o rosto. Quem sofre com alergias, por exemplo, deve evitar esse método que a deixa mais exposta à poeira, mesmo dentro do armário”, sugere a personal organizer Ingrid Lisboa.


3 – Prateleiras

Prateleiras são ideais para guardar os lençóis: ali os jogos podem ser empilhados e todas as peças ficam à vista. “Para manter um bom visual, faça as dobras de cada conjunto do mesmo tamanho. Uma opção é usar um molde de papelão ou uma revista como gabarito, para guiar as dimensões da dobra”, recomenda Regiane Deppe. Colocar o jogo que acabou de ser lavado sempre embaixo da pilha ajuda a garantir o rodízio de todos os conjuntos.


4 – Gavetas

Se o espaço é restrito e os lençóis precisam ficar em gavetas, Regiane dá uma sugestão: posicione os conjuntos em forma de cascata – assim todos ficam com uma porção à vista, o que facilita na hora de escolher qual usar. Outra dica é dispor os conjuntos dentro de capas (como já foi sugerido anteriormente): “Há capas para lençóis feitas de algodão no fundo e plástico no topo – elas podem ser empilhadas na gaveta sem fazer bagunça, ao mesmo tempo em que deixam o conteúdo à vista”, indica Ingrid Lisboa.


5 – Trocas semanais

As especialistas indicam que o ideal é trocar a roupa de cama uma vez por semana. “É preciso observar o uso de cada pessoa. Quem produz mais suor pode ter que trocar o lençol com mais frequência, por exemplo”, ressalta Ingrid. A profissional destaca que usar a mesma peça por muito tempo pode ser prejudicial para a conservação, pois o tecido acumula mais sujeira e exige mais produtos químicos na hora na lavagem.


6 – Perfume

Para manter as peças cheirosas há várias opções: alguns aromatizantes podem ser incluídos na lavagem, dentro da máquina; as águas de lençóis são indicadas na hora de passar e os sachês perfumados podem ser posicionados próximos aos lençóis, ao guardar. Para evitar mofo ou traças, as personal organizers recomendam colocar bolas de cedro nas gavetas ou prateleiras.


7 – Qualidade

 “Os lençóis de algodão puro, a partir de 200 fios, são mais duráveis. Eles são mais macios, não esquentam como os de poliéster, e podem durar por anos”. Ou seja, sua pilha de lençóis merece investimento. Opte por lençóis de qualidade para compôr aqueles seus quatro jogos de cama que embelezarão suas noites. 

0 visualização

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram

Loja Tapetes, Cortinas e Trussardi

Av. Barão de Tatuí, 1011 - Jardim Vergueiro

Sorocaba/SP

Tel: 15 3346-4193 / 99128-8895

E-mail: vendas@casagrandetapetes.com.br

Horário de Atendimento

De Segunda a Sexta-feira - 9 as 18hs

Aos Sábados - 9 as 14hs